sábado, 8 de noviembre de 2014 | By: Jorge

Turismo (3)





Imagen: Javier Lastras






Una importante ventaja de esta época consiste en poder preguntarle una dirección no solo a una persona, sino a la fuente a la cual siempre consultamos muchas cosas, a google. Precisamente si escribimos en el buscador, por ejemplo: "google maps Rio de Janeiro", veremos el mapa, podremos selecionar ver paradas del transporte público, calles, localizar direcciones. Incluso si consultamos cómo ir desde un lugar a otro de la ciudad, tendremos rutas alternativas, con la distancia y el tiempo estimado. Si tienes esta información en la palma de la mano mientras caminas, o antes de salir del hotel, mejor aún. Claro que todavia será necesario conocer una variedad de frases de uso común.

- Boa tarde, sou Fernández, quarto 547,  houve alguma mensagem ou ligação para mim enquanto estava fora?
- Vejo que sim...agora lembro. Sr. Da Silva, disse que tem um novo número e espera ficar en contato com o senhor. Este é o cartão que deixou.

-Obrigado. Mais uma coisa, gostaria de fazer uma reserva no restaurante do hotel. 
-Pois não, quantas pessoas vão ser e quando?
- Mesa para três pessoas, amanhã às 20 hs. 
-Vou conferir no computador....Muito bem, amanhã, 20 hs.
- Gostaria de ler meu e-mail, posso usar um dos computadores do hotel?
- Um deles esta livre agora, aquele à direita da entrada, fique a vontade. 

Preciso do serviço de lavanderia, podem lavar e passar....duas / três camisas / ter meu terno pronto em menos de 48 hs?

Vou procurar a previsão do tempo para amanhã , também com google posso encontrá-la, espero que seja uma noite sem chuva.

Onde posso comprar um jornal / uma revista? Há alguma banca de jornais perto daqui?
Pode chamar um táxi para mim?

Meu telefone ficou quase sem crédito e tenho que recarregar a bateria. De qualquer jeito, estou em outro país e não consultei à empresa de telefonia sobre a cobertura nesta àrea.    

- Posso ajudá-lo?
-Obrigado,mas por enquanto estou olhando. / Estou procurando uma gravata...lisa/ listrada...azul / vermelha...um cinto...uns sapatos.
-O provador fica ali na esquerda.
Posso pagar com cartão....###
Claro, também aceitamos cartão #### entre outros.
Fui convidado para o casamento de um amigo, ninguém esperava, foi uma supresa mais nesta viagem.

Um acidente provocou um engarrafamento. O trânsito ficou impossível. Mas estou perto, só vou chegar atrasado uns 10 minutos.

Vocabulário:
Houve- hubo
Pois não- en tono de pregunta, similar a "puedo ayudarlo", en exclamación, similar a"por supuesto, como no"
Terno- indumentaria compuetsa de saco, chaleco, pantalón o de saco y pantalón, traje formal.
Lavar e passar- lavar y planchar
Ficar- permanecer, quedar
Pronto-" preparado", en este contexto. Tambien inmediato, rápido.
Banca de jornais - kiosco
Conferir- verificar
Fique a vontade-literalmente permanezca a voluntad, o sea sientase a gusto, como en casa y formas semejantes.
Recarregar- recargar
Carregar-cargar
Gravata lisa / listrada - corbata lisa (un color) / a rayas
Engarrafamento- embotellamiento